quarta-feira, 1 de abril de 2015

Relatório de actividades realizadas em 2014


No Plano de Actividades do NEFACED para o ano de 2014, no seu ponto 7, trata das estratégias para a implementação do mesmo. Entre as várias estratégias apontadas consta a elaboração e divulgação do Relatório Anual das Actividades realizadas. É no cumprimento tácito desta estratégia que foi elaborado o presente relatório.
O presente relatório apresenta a seguinte estrutura: parte 1: Actividades executadas e parte 2: Propostas para o Ano lectivo de 2015.


PARTE I: ACTIVIDADES EXECUTADAS
Actividades realizadas por Departamento:

  1. Departamento de Assuntos Académicos
Após a tomada de posse no dia 13 de Maio de 2014, a primeira actividade que o NEFACED fez foi elaborar o Plano de Actividades para o segundo semestre do mesmo ano. Após a sua elaboração, o Plano foi submetido as autoridades competentes da Faculdade para a sua apreciação e posterior aprovação.

Posto isso, o NEFACED procedeu a auscultação das preocupações dos estudantes, tanto do período laboral como do pós-laboral. Para o efeito, o NEFACED realizou três encontros de auscultação das preocupações dos estudantes: o primeiro foi realizado do dia 29 de Maio de 2014 em coordenação com os membros da Associação dos Estudantes Universitários da nossa universidade (AEU-UEM) liderados pelo estudante Óscar Matias vice-presidente na época.

A realização deste encontro consistiu em visita e interacção com os estudantes do período laboral do turno de manhã dentro das suas salas, visita a sala de informática e interacção com os zeladores para se inteirar do grau de funcionamento dos computadores e das dificuldades encaradas bem como com os estudantes de vários cursos e ano académico que, então, lá se encontravam para aferir o seu grau de satisfação com os serviços que lhes eram prestados e recolher deles algumas propostas de melhoria.

O segundo encontro foi realizado no dia 20 de Agosto de 2014 no auditório da Biblioteca Central Brazão Mazula. Este encontro, para além dos chefes de turmas e seus adjuntos, foi alargado a outros estudantes interessados.

O terceiro encontro de auscultação dos estudantes ocorreu no dia 29 de Agosto de 2014 convocado e dirigido pela Senhora Directora da Faculdade de Educação, no âmbito do cumprimento do seu programa de visita aos Departamentos da Faculdade.

Estiveram nesse encontro todos os representantes de todos os níveis: os Directores-Adjuntos para a Graduação, Pós-Graduação, Investigação e Extensão, Senhor Administrador da Faculdade, representantes do CTA, chefes de turmas de cursos de licenciatura, o representante dos estudantes do mestrado e o NEFACED. Para além de auscultação também houve apresentação de propostas de solução.

Nos três encontros de auscultação aos estudantes consistiram, fundamentalmente, em ouvir dos estudantes suas preocupações sobre aspectos inerentes ao estado físico das salas de aula, o processo de ensino e aprendizagem, assiduidade e pontualidade dos docentes, a observância dos planos temáticos pelos docentes e cumprimento dos métodos de avaliação contidos nos mesmos, o acesso a literatura relevante ou bibliografia obrigatória na biblioteca Central Brazão Mazula, a qualidade de atendimento no Registo Académico da Faculdade e na Sala de Informática e diversos. Importa, aqui, salientar que as várias intervenções dos estudantes presentes confirmaram o conteúdo presente no relatório .

O Núcleo participou, também, nos seguintes eventos: Dia Aberto da UEM que ocorreu nos dias 20 e 21 de Junho. O Núcleo participou na exposição dos Cursos da UEM aos alunos das Escolas Secundárias da Manhiça no dia 17 de Setembro, a convite da AEU-UEM, onde liderou a exposição dos Cursos ministrados na nossa Faculdade e, ainda participou no Programa Sexta Jovem, da Televisão Pública de Moçambique no dia 17 de Outubro, subordinado ao tema: o papel do professor na concepção de curricula em Moçambique.

  1. Departamento de Contabilidade e Finanças
Para a realização das actividades previstas no Plano de Actividades do Núcleo, contamos com apoio de dois órgãos: a Faculdade de Educação e AEU-UEM. Não obstante a Faculdade ter-nos dito que não havia cabimento orçamental para o Núcleo, houve um esforço da parte da mesma para nos ajudar com o chamado Fundo Próprio, tendo adquirido os seguintes bens materiais como: equipamento desportivo, 1 carimbo, bandeja de documentos e 1 telemóvel da operadora Mcel e é usado pelo Secretário do Núcleo.

E, ainda, com o apoio da Faculdade o Núcleo participou em dois eventos: Dia Aberto e na Feira de exposição de cursos da UEM em Manhiça. Nessa deslocação a Manhiça, a Faculdade disponibilizou transporte, alimentação e todo o material para a exposição na feira.
Da parte da AEU-UEM o Núcleo recebeu apoio monetário na quantia de 12.500,00 Mts (doze mil e quinhentos meticais). Parte deste valor foi usado para aquisição de recargas do telemóvel do Núcleo e produção de cartazes com dizeres sobre higiene nos lugares comuns (corredores, salas de aula e casas de banho) e manuseio cuidadoso dos bens comuns da Faculdade postos à disposição dos estudantes, no âmbito do cumprimento de uma das orientações deixadas pela Senhora Directora aquando da sua visita ao Núcleo. Com este fundo o Núcleo adquiriu o segundo telemóvel da operadora Vodacom e é usado pelo Presidente do Núcleo. No presente momento, o Núcleo opera com o fundo remanescente, isto é, que transitou do ano 2014 para o ano 2015 proveniente de AEU-UEM.

  1. Departamento de Cultura e Desporto
Os estudantes da nossa Faculdade participaram do campeonato da Taça Universitária na modalidade de futsal Masculino, tendo ficando na quarta posição. A Faculdade facultou o valor para a inscrição nesse campeonato na quantia de 6.000,00Mts (seis mil meticais). A aquisição tardia do material desportivo, falta de treino para o entrosamento entre os jogadores entre outras razões foram apontadas como causas dos desaires da equipa.

  1. Departamento de Relações e Cooperação
Na área de relações e cooperação, o Núcleo estabeleceu um laço muito forte com AEU-UEM que sempre mostrou-se disponível para nos auxiliar, o Núcleo dos Estudantes de Direito (NED), a (TEDUCA) e a Televisão Publica de Moçambique (TVM) através do Programa Sexta Jovem.

  1. Departamento de Assuntos Sociais e Género
O Núcleo registou e intermediou na resolução de um caso de conflito entre estudantes. Para o efeito, o Núcleo contou com o apoio do Departamento do respectivo curso.
Importa-nos comunicar o seguinte: no dia 19 de Novembro de 2014, recebemos, com profunda mágoa a triste notícia do desaparecimento físico da nossa colega e chefe deste departamento, Lúcia Mate, vítima de doença.

  1. Departamento de Comunicação e Informação
No âmbito do desenvolvimento das actividades, como forma de aproximarmo-nos cada vez mais dos estudantes, nossos colegas, por meio das tecnologias de informação e comunicação o Núcleo, criou um blogue, uma conta no facebook e um e-mail e dois telemóveis.

PARTE II: PROPOSTAS PARA 2015
O núcleo tem como proposta para este ano as seguintes:
  • Continuação com visitas de auscultação as turmas;
  • Programar intercâmbio académico e desportivo com estudantes de outras instituições de ensino e faculdades.
  • Organizar fóruns de debates sobre a educação com os vários actores que predominam a sociedade.
  • Programar jornadas desportivas internas em certas modalidades.
  • Continuar a participar nos campeonatos da universidade.
  • Continuar a promover o espírito de género no seio dos estudantes.
  • Continuar a promover encontros de dialogo entre os estudantes e a direcção da faculdade.
  • Dialogar com a faculdade para obtenção de mais material desportivo.
  • Continuar a promover inventos através de parceira com outras instituições.

Sem comentários:

Enviar um comentário